Apresentação

O fim dos likes no Instagram

  A maior rede social focada em fotos do mundo, o Instagram, deixou no final de abril de mostra o número de curtidas das imagens postada no site. Somente o dono da postagem pode ver quantas pessoas curtiram sua publicação. Apesar de parecer um medida muito radical, a plataforma aposta nela como uma medida para diminuir a pressão social em cima dos usuários e deixar a comunidade menos tóxica, gerando um ambiente mais agradável a todos.

  Mesmo parecendo uma medida que agradaria a todos, o Instagram vem sofrendo com a migração de usuários descontentes com tal medida. A migração se deve pelos influenciadores digitais, que usavam o números de curtidas como forma de demostrar sua popularidade e alcance, para assim receberem patrocínio. A plataforma deve saber o quão imenso o negócio de influência digital é, e, a grande quantidade de dinheiro nele envolvida, fazendo dessa medida algo bem arriscado para a empresa.
  Muitos psicólogos apoiaram a medidas, que acusavam os famosos "likes" como uma das causas da baixa autoestima e angústia social, sendo a mudança ainda mais importante pelo grande quantidade de jovens que usam a plataforma, sendo eles um publico mais sujeito a depressão. A intensão do Instagram ao oculta o número seria diminuir proteger seus usuário e poderemos ver se tal medidas foi efetivas nos próximos meses.    

Autor: Ryan dos Santos Carvalho

Comentários

  1. É impressionante o quanto a sociedade se tornou dependente dos likes nas redes sociais, espero que essa medida tomada pelo Instagram seja capaz de reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Na sua opinião, a rede social, agora, após algum tempo desse acontecimento, sofrerá consequência de usuários evadindo a sua plataforma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito no post, o Instagram vem sofrendo com a migração de usuários, muitos por conta dos influenciadores digitais, que por sofrerem mais agora para ganha patrocínio mudaram de plataforma levando parte de seus seguidores.

      Excluir
  3. Olá! Sou Josiel Alemão e queria parabenizar pelo conteúdo da postagem. Gostaria de fazer uma pergunta.
    Sabe-se que as curtidas (seu número) são de extrema relevância para o mercado do marketing digital, cujo cresce cada vez mais. Qual impacto essa mudança vai acarretar nas estratégias de marketing no setor de empreendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginando o like como um indicador de gostos das pessoas, o mercado de marketing de baseavam neles para conseguir propor algo que chama-se a atenção dos usuários. Porém com a retirada dos likes dificultou um pouco mais essa coleta de dados, provavelmente eles irão escolher outros aplicativos, como o Facebook, para fazer esta coleta, ou mudaram seus métodos,podendo olhar a quantidade de comentários por exemplo. Por ser um mercado em expansão é bem provável que a iniciativa do Instagram não os prejudique tanto, além que o número de redes sociais na internet é muito vasto, logo, eles tem uma grande fonte de dados na rede.

      Excluir
  4. Ótima postagem. Realmente o fim do likes parece diminuir a competitividade entre as pessoas na rede social, além claro de minimizar a necessidade de aceitação por parte dos seguidores que a rede acaba gerando. Enfim, acho interessante essa iniciativa do Instagram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas