ATÉ ONDE OS JOGOS PODEM INFLUENCIAR A SOCIEDADE
Muito se fala sobre a influência dos jogos na sociedade, e
até onde essa influência pode chegar.
Nos últimos anos tornou-se comum, infelizmente, ouvir
notícias que falam sobre crimes de massacre que ocorrem quase sempre em escolas
do mundo todo. Em 14 de fevereiro do ano passado, os estados unidos passaram
por mais um massacre com armas de fogo no ambiente escolar. Um rapaz conhecido
como Nikolas cruz, entrou armado numa escola da Flórida e acabou matando 17
pessoas e deixou outras 15 feridas. Um pouco mais de uma ano depois desse
atentado, aqui no Brasil, ocorreu um massacre em uma escola na cidade de
Suzano, onde dois rapazes entraram armados na escola e acabaram matando 7
pessoas e depois se mataram. Todos esses acontecimentos geram discussões sobre
o que pode ter influenciado esses jovens a cometerem esses crimes. Um dos
principais temas que são citados como influência desses atentados são os jogos,
porém, será que realmente os jogos podem influenciar tanto as pessoas ao ponto
delas cometerem esses crimes? Alguns estudos realizados em universidades e
escolas dos estados unidos apontam que 98 % dos adolescentes do país fazem o
uso dos jogos com alguma frequência, enquanto comportamentos violentos, especialmente
com armas de fogo, ainda são acontecimentos extremamente raros, e mesmo os
estudos que apontam comportamentos agressivos vindos de jovens expostos a jogos
violentos não são capazes de precisar essa relação, já que a maioria desses
jovens vivem em ambientes violentos, já possuem traços desse comportamento e
preferem esses jogos justamente para lidar com seus traumas e frustrações.
Então, é muito difícil falar que os jogos realmente podem influenciar as
pessoas a tal de ponto delas cometerem um crime ou ficarem violentas.
Eu já elaborei um projeto sobre jogos na minha escola durante o ensino médio e apesar de não ter ido adiante, fiz bastante pesquisas sobre o tema e descobri que um brasileiro publicou ate mesmo um livro relacionado a isso.
ResponderExcluirPostagem interessante. O que acontece muitas vezes é que acaba sendo mais fácil culpar algo simples como os jogos do que investigar sobre as condições de vida da pessoa que acaba promovendo algum tipo de ataque/violência. Questões como famílias desestruturadas, bullying e problemas mentais acabam se tornando muito complexos para se avaliar profundamente, assim torna-se mais simples arranjar um culpado mais acessível.
ResponderExcluirBoa noite, como entusiasta desses jogos 'violentos' me vejo na obrigação de defendê-los kkkk, então queria expôr alguns argumentos aqui para que possa colaborar na formação das opiniões mais corretas (segundo meu ponto de vista) das pessoas sobre esse assunto:
ResponderExcluir01: são bilhões de cópias de jogos de tiro (englobando diversas franquias), e milhões de players, de todas as idades e países, tendo isso em consideração, vejamos os casos de homicídios com algum tipo de relação com esses jogos, eles são muito raros e muitas vezes, o assassino tem algum problema, seja mental ou social, então não seria mais lógico atribuir a causa desse problemas à esses problemas e considerar a prática de jogar video-games violentos como apenas uma coincidência?
02: a maioria dos jogos de tiro, me arrisco dizer que chega a cerca de 95%, é sempre o jogador controlando o 'mocinho' , que mata os bandidos e combate o mal (um bom exemplo, são os jogos de guerra da Segunda Guerra Mundial, em que geralmente se contra algum soldado do lado dos Aliados, que combate os Nazistas e no fim, acaba ganhando; ou então na saga Modern Warfare, do Call of Duty, em que os soldados americanos combatem os terroristas). Enfim, se em todos esse jogos, o jogador está fazendo a coisa certa, como que isso o motivaria a cometer um crime tão desumano quanto um homicídio?
Então, é isso, sabia de mais argumentos, melhores até, mas não estou lembrando agora kkk
Obg pela atenção, terminando por aqui.