Apresentação

Perigos Nas Redes Sociais




 Você já parou para pensar nos perigos existentes nas redes sociais?

 "A internet e as redes sociais criaram um espaço infinito para a livre circulação de ideias e opiniões. A reboque, nesse território são instalados tribunais instantâneos que elevam ou enterram as reputações de celebridades e gente comum sem a menor piedade. Há notícias falsas, mentiras políticas, campanhas de ódio, constrangimentos públicos, agressões verbais, preconceitos, assédios, exposições de intimidade e até tentativa de homicídio usando os canais para aproximação com a vítima." 


(Escrito por André Vargas para Revista IstoÉ)




 O desconhecido por atrás da sombra digital

 Elaine Caparróz, Uma mulher de 27 anos, inciou uma conversa com uma rapaz através das redes sociais, conversas essas que duraram 8 meses até que resolveram marcar um encontro para se conhecerem pessoalmente, mas nada foi como esperado. O homem a agrediu por aproximadamente 4 horas. (2019)

- Outro problema muito recorrente nas redes sociais são as Fake News


Definição: Fake News são notícias falsas divulgadas principalmente nas redes sociais. Os boatos têm informações irreais que apelam para o emocional do leitor

• Morte
No ano de 2014, uma falsa notícia foi compartilhada e Fabiane Maria de Jesus acabou sendo confundida com uma sequestradora, resultando o linchamento da mesma.


• Política
A AVAAZ plataforma de petições onlines realizou uma pesquisa sobre notícias falsas próximas às eleições parlamentares Europeia.
O estudo levantou 550 páginas e 328 perfis voltados a espalharem notícias falsas em países como Alemanha, Reino Unido, França Itália, Polônia e Espanha



Fontes:
 https://istoe.com.br/os-perigos-das-redes-sociais/
https://canaltech.com.br/redes-sociais/divulgacao-de-fake-news-na-europa-sobe-diante-de-eleicao-parlamentar-da-ue-139821/

Autor:João Gustavo

Comentários

  1. Parabéns pela publicação. O que deveria ser feito para acabar ou amenizar com o mau uso das redes sociais? E quem é o "principal culpado" por esses problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Bom, acabar é um palavra muito forte, contudo amenizar os problemas é algo possível! A falta de informação sobre como utilizar é o principal problema, já que muitos usuários utilizam sem pensar no que pode ocorrer, então acredito que o aumento no compartilhamento obrigatório de informações de segurança já diminuiria na teoria os grandes problemas.
      No momento eu não acredito que exista um culpado,mas continuarei pesquisando sobre o assunto! Farei outras postagens sobre o tema e acredito que em breve eu possa ou não apontar um suposto culpado .

      Excluir
  2. Ótima postagem. Sobre as fake news, acho interessante compartilhar duas ferramentes legais que foram desenvolvidas. A primeira é o site E-farsas, que desmentem diversos boatos que se espalham pela internet, desde os mais bestas aos mais sérios. E a segunda é o Fato ou Fake, um serviço de checagem de conteúdos suspeitos feito pelo G1. Ambos acabam contribuindo para o combate as fake news.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua contribuição, estamos trabalhando para tornar o blog mais completo para você!

      Obrigado.

      Team VNF

      Excluir
  3. Quais seriam as formas seguras de se relacionar pela internet? Onde seria um lugar ideal para encontrar alguém que você nunca viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bem?
      Bom, a melhor forma seria pelos meios mais famosos de relacionamento, um bom exemplo é o tínder que é muito conhecido e bem avaliado por seus usuários.

      Respondendo a sua segunda pergunta, os melhores locais para se marcar um encontro são em lugares movimentados (shopping, restaurante,praia), nunca em locais isolados. Lembre-se de avisar para algum amigo(a) ou parente de que você está indo para tal local em determinada hora.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas